Cartório de Gaúcha do Norte leva atendimentos para comunidades indígenas.
- Diogenes Régis
- 4 de out. de 2023
- 1 min de leitura

Em outubro, o Serviço Notarial e Registral de Gaúcha do Norte realizou atendimentos em comunidades indígenas do Território Indígena do Xingu.
A finalidade da diligência foi para levar o acesso do cartório até os indígenas para a lavratura de procurações. Ao todo, 22 procurações foram assinadas. Os trabalhos foram acompanhados por um advogado, que é o mandante nas procurações.
"Eles precisavam fazer as procurações com a maior brevidade possível, já tinham entrado em contato conosco, o advogado deles também, mas para se deslocarem ficaria difícil, então levamos o cartório até eles. Estamos buscando assegurar o acesso para todos, igualdade e imparcialidade no atendimento é um pilar que tentamos seguir", disse a tabeliã Dra. Vanessa Zimpel.
A comunidade indígena, assim como qualquer outra, deve ter assegurado o direito de acesso à justiça por meio do Serviço Extrajudicial, os cartórios estão cada vez mais desburocratizados, humanizados e presentes no processo de desjudicialização.
“As comunidades nos receberam muito bem e demonstraram estarem gratas em estarmos lá. Foi uma experiência única, conhecer um pouco da cultura e essa realidade que faz parte de nosso município”, finalizou a tabeliã.






Comentários