Escritura Pública
O que é?
A escritura pública é um documento que visa oficializar de forma jurídica a vontade de uma ou mais pessoas em relação a uma negociação, um ato civil, uma declaração particular/conjunta, dentre outras vontades, proporcionando segurança e validade ao ato perante terceiros.
São diversas as finalidades que a escritura pública pode ter, cada uma com suas particularidades conforme o que será abordado no documento, de forma que, em alguns casos, a escritura pública é obrigatória e indispensável.
O que pode ser formalizado na escritura pública? Confira alguns modelos:
• Ata Notarial;
• Cessão de Direitos Hereditários
• Compra e Venda de Bens Imóveis
• Confissão de Dívida;
• Declarações públicas diversas;
• Declaração de União Estável;
• Divórcio Extrajudicial;
• Doação de Imóveis;
• Emancipação de menores;
• Inventário e Partilha/Sobrepartilha;
• Pacto Antenupcial para o casamento
E várias outras.
Documentos Necessários:
Pessoa Física
• Documentos de Identificação (RG e CPF, CNH ou Passaporte);
• Documento comprovante de estado civil atualizado;
Pessoa Jurídica
• Documentos que comprovem a representação da pessoa jurídica, como o CNPJ, contrato social e de suas alterações, ata de nomeação da diretoria, e documentos de identificação pessoal do representante que irá assinar a escritura.
Observação:
Cada escritura pública, conforme a sua necessidade e particularidade, irá requisitar documentos específicos obrigatórios para a oficialização do ato, por exemplo, as que envolvem bens imóveis devem apresentar os documentos comprovatórios dos imóveis objetos da escritura.


